« Home | Secos & Molhados (73) – Secos & Molhados » | The Doors – The Doors » | Led Zeppelin I – Led Zeppelin » | Pet Sounds – The Beach Boys » | Revolver – The Beatles »

Wish You Were Here - Pink Floyd

Construir o Wish You Were Here não foi fácil, a escassez do material feito por apenas cinco faixas reflete bem esta situação. Pouco apreciado na época, derrubou a história do conjunto envolvendo quatro partes contrubuintes. Dedicado a Syd Barret, o mártir, a lenda, temiam que o grupo se separasse após o estouro que foi "The Dark Side of the Moon" e não conseguissem superá-lo. Felizmente não foi isso o que aconteceu porque o álbum vendeu mais de treze milhões de cópias!


Wish You Were Here é um álbum sensacional. Editado em 1975, chegou aos primeiros lugares, embora pouco apreciado na época, trazia toda sua poesia, detonando a mediocridade da industrialização musical. Os riffs da guitarra de Gilmour ficavam espaciais, atômicos e psicodélicos. Durante as gravações do disco, Syd Barret apareceu no estúdio maltrapilho e as ficou assistindo:


Shine on You Crazy Diamond, Pts. 1-5: Psicodélica e triste, bem interpretada pela guitarra de Gilmour, abre o disco com sua magnitude fantástica e deixa um gosto relevante ao resto do disco, com muita ansiedade em descobri-lo por todo. Esta música faz levar os ouvintes ao outro mundo. Dividida em cinco partes, traz Dick Parry ao saxofone. Na suíte que a faixa se torna mais comovente: "Se lembra quando você era jovem?/ Você brilhava como o Sol/ Agora há um olhar em seus olhos, como buracos negros no céu/ Loucos diamantes brilham em você". Enfatiza a falta que sentem de Syd Barret.

Welcome to The Machine: fala sobre os tristes aspectos da música industrial: "Bem-vindo meu filho, bem-vindo à máquina/ Por onde você tem andado?/ Está tudo bem, nós sabemos onde você esteve/ Você esteve nos encanamentos, passando o tempo/ Provido de brinquedos e de 'Scouting for Boys'/. Você comprou uma guitarra para punir sua mãe/ E você não gostava da escola /E você sabe que não pode ser enganado por ninguém/ Então, bem-vindo à máquina." Sua sonoridade é forte e melancólica. A guitarra chega a grandes percussões e critica com muito rock o destino que então as coisas estariamtomando.

Have a Cigar traz um tapa na cara com sua letra exuberante: "Entre aqui, garoto, pegue um charuto / Você vai longe / Você vai voar alto / Você nunca morrerá / Você vai conseguir isto se tentar / Eles vão amá-lo / Bem, eu sempre tive um profundo respeito, / E eu estou sendo muito sincero. / A banda é simplesmente fantástica, / Isso é realmente o que eu acho / A propósito, qual desses é Pink? // E se nós lhe dissermos o nome do jogo, garoto / Chamaremos de "Passeando com o Triunfo". Qual desses é Pink? Enfim, a música traz novamente a crítica ao fragmento das boas músicas. Tem a participação do cantor Roy Harper, que faz os vocais.

Wish You Were Here: a faixa-título é dedicada a Syd Barret. Ainda hoje, é um grande sucesso no mundo inteiro. Roger Walters se coloca como portador da grande chama de Barret: "Correndo sobre o mesmo chão/ o que nós encontraríamos/ mesmos velhos medos/ queria que você estivesse aqui". Se Barret já fazia falta em 75, imagine agora após sua morte, em 2006.

Shine on You Crazy Diamond, Pts. 6-9: Fecha o álbum com tão espantosa invocação e libera os sentidos ao auge do diamante louco. Traz a mensagem final "Venha, garoto criança, seu vencedor e perdedor / Venha, seu buscador de verdade e desilusão / E brilhe". E é assim que Pink Floyd termina seu maravilhoso e incontestável álbum, presenciando um dos melhores álbuns de todos os tempos.

|
Poueréde bai Bróguer
e Meu saco em mexer em templates (e meu também.) [Ei, caralho! Eu também quero um link!]